sexta-feira, abril 06, 2007

País paradoxo

Talvez seria mais simples dizer que o Japão é e não é um paradoxo. Assim entende-se mais profundamente o que este país leva a matutar. Mas os meus dedos não param de embalar o teclado…

...

Que visão estranha não ver entulho nem contentores de lixo nas ruas. Piriscas de cigarros, para onde vão no meio da fumarada destressante? (Para o local devido.) Evaporam-se no respeito nipónico.

...
No último dos países desenvolvidos em que os direitos femininos começam a ser restituídos ao congénito, a tradição vestida de empregada ainda serve primeiro o filho esgrouviado e depois a mãe doutora que o vem visitar.
(E as senhoras que se juntam à bola masculina, sem arbítrio social machista?)

Japão, Japão, aproveito para confessar, (Não a Deus; aproveito para dizer adeus a Deus) que esta é das circunstâncias que somente me permites tolerar: é Verão, e o sol reflecte nos prédios a humidade que gruda; entro no metro no café ou na empresa, dou um passo e estou em Dezembro; é Inverno, e o sol reflecte nos prédios a brisa que congela; entro no metro no café ou na empresa, dou um passo e estou em Agosto. Como me condiciona o ar artificial.

Mas as meninas do colégio não se apoquentam. É novamente Inverno e a saia curta conjuga com o cachecol. As senhoras dos passeios no bairro de Ginza ou outras cidades-shopping, enchem a sua carteira Louis Vuitton com produtos da loja de 100 ienes.
Não podendo me viciar na cafeína lusa, uma esplanada ao sol permitia-me esclarecer que a saudade é falsa. Mas comer e beber ao ar livre, ou o prazer de um passeio a trincar o fruto do desejo, é visto com sobressalto pelo olhar samurai. Até chegarem as flores da primavera ou o fogo-de-artifício. E os piqueniques... "Desculpe, este lugar já é nosso, hoje vamos mastigar no exterior. Com licença." Li algures que se a indústria do sexo do Japão fosse uma nação independente, era a 60ª maior economia do Mundo. Atrapalha o meu raciocínio ser claramente (ou timidamente?) o país com menos actividade sexual do Mundo. (cf. estudo aqui).
...
O cidadão nipónico vive num tempo de transição. Quando algo lhe atinge o presente, já é passado. (Não se muda o que é tradição porque a mudança é ela própria tradição.)
Os japoneses vivem a antecipar problemas, a rever a agenda e reservar bilhetes, a preparar o futuro. Mas não há tempo verbal Futuro na gramática japonesa.

O Japão não existe para ser entendido. Afirma e nega o mesmo. Fala simetricamente de uma verdade. Uma verdade inacreditável, o Japão.
Fotografias, aqui.

3 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Puto james, da minha parte um obrigado pela tua assiduidade criativa e exemplar teu blog.

Cada vez que te leio e observo, parece que te redescubro

vAsco

9/4/07 7:31 da manhã  
Blogger Kisaki disse...

Amazingly true. Really nice blog. Keep up the awsome job.

10/4/07 7:49 da manhã  
Blogger NoKas disse...

Olá! Já cá não vinha há algum tempo e para variar soube-me bem esta visita! :)

O Japão é realmente um oasis único no meio de um mundo tão normalito como o de onde somos provenientes.

12/4/07 6:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home