terça-feira, novembro 28, 2006

Kaizen, o aperfeiçoamento contínuo

A perfeição até pode não existir, mas o Japão persegue-a constantemente.
Kaizen é uma filosofia seguida na família e na empresa. Nenhum dia deve passar sem haver qualquer melhoria, porque os japoneses têm a consciência pesada de que é sempre possível fazer melhor, um princípio que identifico no amigo Romão.

O meu mestre de futsal é o português mais japonês com quem convivi em Portugal. Sem o saber, o Romão segue à risca a cultura Kaizen. “É preciso melhorar”, logo o ouvíamos dizer depois de vencer um jogo por 7-0. Claro que para alguns, no país que educa tolerância e declarações de desistência, pessoas assim tornam-se chatas.

No colectivismo nipónico, olha-se em frente num horizonte bem longo, o futuro vive-se no instante, como treinar a posição de golfe enquanto o metro não chega. Mais do que melhorar, Kaizen significa todos estarem sempre a melhorar.

5 Comments:

Blogger Unknown disse...

É tudo muito giro, mas eu acho que eles procuram a perfeição no sitio errado :p Mas isto é só uma opinião...

28/11/06 9:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

impressionante e admirável!!!

30/11/06 1:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A seguir à Dinamarca o Japão é o meu país de sonho (temos que ter em conta que ainda tenho muito mundo para correr). Na Dinamarca a beleza tem muito de natural. As pessoas são naturalmente bonitas, a paisagem é naturalmente bonita, etc....
No Japão a beleza e a perfeição são muito 'construídas'. Trabalha-se muito para apresentar um aspecto cuidado e aparentemente bonito.
O interessante é encontrar a beleza onde parece não existir. Onde só nós a vemos.
A propósito, adorei as bagageiras dos comboios. Até que enfim que consegui pôr uma mala nestes apoios do viajante. Normalmente parece-me que se encontram a 100 metros de altura. No Japão ficam mesmo ali ao alcance do bracito.
Como já estou cansada o resto da 'outra' conversa fica para a próxima.
Boa noite

1/12/06 7:58 da manhã  
Blogger JulieSkywalker disse...

Não são só os Japoneses que procuram a perfeição, todo o ser humano persegue esse ideal intangível, mesmo de forma inconsciente... como ser incompleto, em constante mudança e evolução, o Homem busca de forma incessante atingir esse estado amorfo que é a perfeição... quanto a mim, a beleza da vida reside precisamente na sua imperfeição, na sua humanidade errante e sempre insaciável... o que não quer dizer que não procuremos sempre fazer melhor, superar-nos a nós mesmos, a cada dia, a cada segundo que passa!

beijinho desta imperfeita

4/12/06 8:23 da manhã  
Blogger Hugo Fernandes disse...

Olá Tiago.

Vim conhecer este blog por indicação de uma colega tua que fez o programa "Contacto" e foi para a Austrália. É a Patrícia.

Estou maravilhado com este blog, e em parte invejoso! Sou português e tenho a tua idade, mas sinto-me um pouco deslocado do nosso país precisamente pelo que explicas neste artigo: sinto-me um um português muito japonês, e por isso muito incompreendido nesse aspecto.. Desde que me lembro de ser gente, desde muito pequenino, sempre tive uma ligação muito forte ao Japão e a tudo o que é Japonês. Sou Português de ascendência 100% portuguesa, mas tenho uma ligação que, se explicada por certas religiões, seria devida a reencarnação ou qualquer coisa do género. Por mais parvo que pareca, não sei onde aprendi que havia um país chamado, Japão, nem sequer como era.. Se era um país moderno ou de 3o Mundo. Nasci a amar o Japão, com os seus defeitos e qualidades, conciente do que fez de bem ao mundo e de mal também. Por vezes as pessoas só sabem apontar as maldades que o Japão cometeu, e esquecem-se das maldades que todos os países já cometeram. Sim porque Portugal também quis conquistar meio mundo à custa de sangue nosso e dos outros, com verdadeiras lavagens cerebrais, incutindo a ideia de que se não é católico, ou passa a ser, ou morre. Por isso nacionalismos (cegueira) à parte, só tenho a dizer que é um país que me chama em cada detalhe. A minha curiosidade é insaciável.

Sem querer, e em pequenas atitudes que me são naturais e conhecidas desde nascença, vivo o dia a dia como japonês. Diz quem me conhece que, para mim, o perfeito não chega. Que se apenas está bem, pode estar melhor. Que as coisas devem ser organizadas e funcionais. Que hoje se constroi o amanha.

Muito teria a dizer sobre isto, são milhares de linhas que vou poupar neste momento. Mas prometo voltar ao blog.

PS: Já agora, aproveitando esta oportunidade de contacto, estou em Dili-Timor a dar aulas na Universidade. Em Dezembro regresso a Portugal mas queria abrir uma janela temporal na escala em Hong Kong para dar um salto de 2 ou 3 dias a Tokyo. Sou novato nestas coisas de viajar pelo mundo e precisava (mesmo) de conselhos. Queria pedir-te que, se pudesses, me dissesses a melhor maneira de fazer isto (aviões, hotel, etc...). É uma oportunidade que não quero perder uma vez que estando deste lado do mundo, a despesa acrescida é menor do que repetir isto desde Portugal.

O meu mail é: hgfern@hotmail.com
Se puderes, por favor contacta-me, quer por email quer por MSN..

Muito obrigado! Um abraço!

16/11/07 11:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home