quinta-feira, novembro 02, 2006

É dia de matsuri, a hora é de festejar

É dia de matsuri em Kawagoe, “a pequena Edo”. Os matsuri são as festas populares do Japão, carregadas de cor, alegria e xintoísmo.

No matsuri de Kawagoe, quando se cruzam dois mikoshi, os veículos que carregam os espíritos divinos, o ritmo da música e o bailado dos deuses são os instrumentos do duelo. O vencedor segue adiante para encarar contorcido a torrente de pessoas e câmaras fotográficas. Num sem-fim de fotógrafos sem idades e modelos topo de gama, uns divertem-se e outros vêem.
Alguns observam.

Um constante tamborilar escolta o meu olho mecânico pelo íman das crianças que viajam no tempo. Nesta celebração da tradição, os que andam à volta da fogueira são a aparência do futuro que juntam palavras deste tempo sempre novo, a este lugar em que a hora é de festejar.

Fotografias, aqui.

4 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

amigo james. .. às vezes não sabemos bem o que escrever..

AS tuas palavras e imagens ocupam todo o tempo e espaço do mundo. Como dizer ou refutar algo que não precisa de mais nenhum acrescento?.. :)

obrigado
abraço
vasco

3/11/06 2:51 da manhã  
Blogger Unknown disse...

De todas as tradições japonesas, esta é uma das que eu menos gosto. Há coisas um bocado estupidificantes... e isso vê-se pela cara de algumas crianças :p

4/11/06 12:06 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estás a (de)escrever com tal intensidade e envolvimento que me inquieta sentir-me tão dentro da tua câmara de sensações que quase sou levado a questionar-me: mas, afinal, eu estive lá?...

Um abraço do tamanho da saudade
Pai

4/11/06 4:16 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ola meu querido amigo... Fico muito feliz por saber que estás bem e se calhar nem imaginas mas todos os dias te venho fazer uma visita a este blog maravilhoso que tanto me tem ensinado a ver tudo de outra forma!É verdade...Gostava muito de falar contigo e saber se vens cá brevemente.Um beijo do tamanho desta distância a que estamos, desta sempre amiga
Joana Rute

7/11/06 6:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home