segunda-feira, outubro 02, 2006

Sobre a memória sob carris

Ouço os gritos de silêncio entre a melodia experimental dos instrumentos carris. A maioria dos passageiros não admira a paisagem como eu faço. Não há conversas corriqueiras, o melhor é descansar... Outros solicitam afecto aos botões do telemóvel, o tamagochi social em que se viciaram os japoneses.
À minha frente, a menina retoca a maquilhagem durante vinte minutos, quilómetros ou paragens, já não sei.

Sei que sempre venerei mapas. São as cartas mais mágicas: depois de percorrer o trajecto no mapa pequeno de papel poderei projectar-me para sempre no mapa infinito da memória.

A criança que me acena, os rapazes consolados com as consolas, o senhor que me diz “Oh! You are traveling alone, that is very good very good!”, a mulher mais bela no lugar mais remoto, os olhares curiosos, a simpatia do pica que me empurra nos transfers de estação, nos transfers de espaço… É isso mesmo que eu faço, um transfer de mim próprio nos caminhos infinitos que percorre este estranho veículo em que vivo. Viajar é o meu combustível.

No comboio do Nippon, aqui.

4 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Bom dia!
Por aqui o dia começou com o céu azul mas o Outono tomou conta da tarde. Também não admira. A Académica perdeu outra vez...

2/10/06 9:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Algumas das minhas almas gémeas japonesas conheci quando fazia uma travessia de Gibraltar para Marrocos. No regresso o guarda de fronteira viu-me no meio deles e insistiu em pedir-me o passaporte japonês. O pobre sofria de miopia...
Um ano mais tarde voltei com outros amigos de diferentes nacionalidades e ele continuava lá. Miope como sempre. Depois de breve conversa perguntou-me porque não viajava com pessoas da minha nacionalidade. Quando lhe respondi que gostava de conversar com alguém que se limitava a contemplar o mesmo que eu, sem saber os seus antecedentes e muitas vezes sem estar interessada em trocar mais do que alguns minutos de conversa, sorriu e abanou a cabeça.
Gosto de pensar, mesmo que não seja verdade, que ainda tenho capacidade para avaliar as pessoas e descobrir no meio de muitos quem interessa.
Coisas...

2/10/06 9:42 da tarde  
Blogger Ewerthon Tobace disse...

Tiago,
gosto muito do jeito que escreve...
posso fazer uma propaganda sua no meu blog?
Abs,
Ewerthon

3/10/06 12:46 da tarde  
Blogger bruno côrte disse...

Tiago
Confesso que foi uma boa surpresa ter encontrado o teu blog. Estive à pouco tempo no Japão e não será propriamente necessário dizer que ainda encontro-me com o meu estado de alma e pensamento naquele país.
Os teus relatos de viagem são fabulosos. Abraço

4/10/06 7:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home