segunda-feira, outubro 30, 2006

A fortuna do Yokozuna

Desta vez regulo-me ao anseio de Tóquio e antecipo um mês o esvaziar da bilheteira. Não me arrependo de ter escolhido um dos lugares mais afastados do ringue para assistir ao torneio de sumo (lê-se sumô). A vida é assim: tenho o privilégio de ver os combates na arena de Ryogoku junto a Toshi, o penta-campeão júnior de sumo de Tóquio.

Com a simpatia de uma tradutora, esclarecemos o nosso mútuo interesse. Eu pergunto-lhe sobre o sumo, e a fortaleza de onze anos questiona-se sobre mim: Porque não tens aliança?” “Ainda sou muito novo” não o convence e dá-me força em japonês… “Gambatte!”
Enquanto assisto aos demorados rituais xintoístas que antecedem os combates, Toshi poisa a mão no meu joelho sem que eu entenda porquê. É a primeira criança nipónica que atravessa comigo a fronteira da timidez.

É o desporto com mais fair-play que alguma vez vi. Cinco árbitros ajuízam qual o primeiro lutador a sair do ringue ou a tocar no chão com qualquer almofada de gordura que não os pés. Em caso de dúvida, repete-se o combate.
Ninguém comemora ou reclama. E há em dinheiro em jogo, muito. Vejo o Yokozuna, o mongol Asashoryu, enriquecer 20.000 euros em poucos segundos, entregues num envelope logo após o combate. Nenhum lutador esboçou qualquer reacção.

Traduzem-me o que expressa a confiança do seu diálogo: Toshi quer atingir o estatuto de Yokozuna (grande cinto), seguindo o caminho do sumo, um longo trilho de subserviência e injecção de obesidade. Toshi terá de iniciar-se no ranking a cozinhar para os superiores o chankonabe, a especialidade culinária dos lutadores de sumo, à base de proteínas e muitas tigelas de arroz. Para inchar o seu poderio no ringue, os lutadores dormem depois das refeições.
Mais imagens do torneio de Sumo, aqui.

3 Comments:

Blogger patri.cia disse...

Sempre com muito sumo este blog. Aliás este é só mais um post que o San Tiago sumô aos tantos outros deste blog impecável ;)

31/10/06 12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Há algum tempo que não passava os olhos por este teu bolg. É uma delícia conhecer o Japão ataravés dos teus olhos. É bom saber que continuas bem.
B

2/11/06 5:28 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

tb gosto mt sumo...
aprecio o de uva fermentado, mas tb não desgosto do sumo de fruta, Beijos da Maria

Pinhoco

9/12/06 10:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home