terça-feira, setembro 19, 2006

Mais alto na periferia

A Chinatown não é a única razão que me faz viajar até Yokohama. Ainda não fui lá, explico a mim próprio.

Esta cidade da periferia de Tóquio tem quase o dobro dos habitantes da Grande Lisboa. É como se o Porto estivesse à saída da 2ª Circular, numa proporção nipónica. Yokohama é a segunda maior cidade. E a que tem o prédio mais alto. O Landmark Tower orgulha-se de ter o elevador mais rápido do Mundo. A Chinatown é a maior do Japão.
Desencubro algo de português nesta tendência de Yokohama para facilitar tudo com o superlativo relativo de superioridade.

Pouco depois de chegar, entro na China. Após o período feudal Edo, em que o Japão se isolou do Mundo, Yokohama abriu a porta do contacto internacional: o Porto foi inaugurado em 1859. Um século depois, a Chinatown era oficializada.
Predomina o vermelho. O comércio é diferente, os chineses empurram os produtos aos clientes. Almoço rodeado de dragões.

Volto ao Japão passeando no cais, e estranho o espaço que tenho para caminhar. Não há obstáculos no jogo dos peões. O oceano brilha-me nos olhos recordações das cores de Lisboa.

Subo no elevador mais rápido: 45Km\h de zumbido nos ouvidos. Chego ao 69º andar excitado com a potência da altura: vejo Tóquio ao longe. É invisível a fronteira do inchaço urbano.
Espero o pôr-do-sol, frustrado por não poder ver o cume do Monte Fuji, o maior do Japão.
No prédio mais alto sou o mais português dos que partilham este planar estático.

Mais fotografias, aqui.

4 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Também não consegui ver o Monte Fuji. Fiquei danada.
Será que existe?...

19/9/06 8:48 da tarde  
Blogger ÁguaDiCoco disse...

fantástico!

20/9/06 12:03 da manhã  
Blogger Unknown disse...

konnichiwa tiago san(to) :)
descobri o teu blog através da amores de tokyo, que conhece a sushi lover, que te conhece (^_^)v Gostei muito do teu blog e acho muito interessante a percepção que tens de tokyo e da cutltura japonesa. Já subscrevi este blog através do bloglines, o que significa que vou ler atentamente tudo o que escreveres;) Espero k não te importes.
Jaa mata!
Rodrigo Palma

20/9/06 3:17 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Impossivel nao desejar visitar o Japão.Se os niponicos soubessem como revelas o seu país e a sua cultura elogiavam-te certamente com uma venia especial.
Fantastico!

20/9/06 6:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home