quinta-feira, agosto 10, 2006

O-bon

É crença nipónica que as almas defuntas voltam do paraíso durante o período de feriados budistas, o O-bon.
Como na terra onde fui semeado, as famílias visitam os túmulos dos que voluteiam nas memórias. Mas o vácuo afectivo é anestesiado pelo Bon Odori: é num rodopio alegre, em harmonia musical e trajes coloridos, ao ritmo de palmas e movimentos paulatinos, que os japoneses consagram os entes queridos.

Brinda-se a genealogia sentimental com uma festa. As almas voltam, não para ver lágrimas de saudade mas danças de alegria, amor e amizade. Ao invés de se chorar a morte, celebra-se a vida.


Evoca-me o silêncio cinzento, sob o uivar constrangedor dos pinheiros, no cume da aldeia que cultiva sementes de vida. A próxima vez que a visitar, a minha Avó não vai fazer-me chorar, antes eu vou fazê-la sorrir.

Mais imagens em efeito-niponico.

4 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Adorei o último parágrafo.
Bonito, quer do ponto de vista literário quer do humano (os dois fundem-se).

10/8/06 10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

CELEBRAR A VIDA!
Uma boa mensagem que nos dás.
Mas como portuguesa que sou, de "gema", nao consigo não chorar.
O teu blog mexe com as nossas emoções pessoais e culturais.
Gosto.Os tsunamis da alma rejuvenescem e revitalizam.
Um beijo daqueles de
Mãe

11/8/06 11:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tiagosan:

Apesar de tudo...fico feliz por saber que estas bem.

Impossivel nao ficar extasiada com forma como escreves e transmites todas essas sensaçoes e experiencias incriveis. Acho que devias explorar (tambem) essa vertente;)...

Vejo que finalmente encontraste uma experiencia a tua medida, onde podes descobrir e tambem mostrar quem es...sem limites!

Fico feliz porque sempre acreditei em ti e na tua inteligencia, que marca a diferença.

beijo grande e boa continuacao de aventura 24/24h

22/8/06 1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Neste domingo passado, no sossego da aldeia que cultiva sementes de vida, a minha Mãe terá achado estranho e surpreendente o sorriso que lhe misturei nas rosas.

Só pode ter pensado: " influências do meu neto Tiago, certamente ...".
Confirmei-lhe num aceno.
Obrigado, meu SON

Sempre aquele beijo de 9 meses
Pai
20 de Agosto de 2006

28/8/06 10:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home