sexta-feira, julho 14, 2006

“Konnichiwa! Why are you here alone?”

Esta cidade de multidões provoca solidões. Quem não convive bem sozinho não é feliz em Tóquio. Eu sou, muito. Sempre gostei de enfrentar a vida sozinho. Em grupo somos mais um, a parte do colectivo. Sozinho somos um, o todo individual.

No bar das cervejas baratas combatia a humidade de Tóquio, distraído com os mp3 de olhares nipónicos intrigados e berros estrangeiros alcoolizados.
O casal ao lado dirige-me a palavra: “Konnichiwa! Why are you here alone?”. Este bonito casal não iria entender nenhuma resposta que lhe desse. Porque as pessoas são diferentes. Descobri no Japão que a vida é uma anedota e a piada está na diferença.

“In Japan we don’t usually go out alone. It’s sad.” Não tenham pena de mim porque eu estou feliz. Mais triste são os flirts do álcool, não acham? Tenho muito de que falar comigo próprio, e sempre que estou sozinho conheço novas pessoas.
Minutos depois conheço duas japonesas amigas do casal. Uma sonha com o México como eu um dia sonhei, a outra é a Björk em pessoa, e ficou minha amiga. Talvez esta seja a melhor resposta para a dúvida do casal.

Os momentos de lazer sabem agora melhor do que nunca, porque o seu tempo é reduzido. O trabalho ocupa o dia por explorar que passa lá fora, passivo ao ar condicionado e à luz artificial do escritório...

5 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Continuo a acompanhar os teus percursos, mas nem sempre há vontade de deixar palavras. Gosto da forma como lidas com tudo e contigo. Mas gostei deste modo de encarar o estar sozinho, sem ser com solidão. Em véspera de passar uma longa (para mim) temporada num arquivo do Rio de Janeiro, espero vir a testar a forma de ser feliz, como tu reflectes.
Deixo-te um beijo

15/7/06 10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

estamos sós com tudo aquilo que amamos (novalis)

16/7/06 9:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Quem diz que a sabedoria é dos pais?
Eu que sou pai aprendo contigo que podias ser meu filho.
Obrigado por me pores a pensar.

17/7/06 11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É bom os mais velhos aprenderem com jovens tão excepcionais como tu. Obrigado por partilhares coisas tão bonitas com outras pessoas.

20/7/06 7:05 da manhã  
Blogger Administrador disse...

amigo de tantas noites solitarias por essses bosques de pinheiros e acácias, o caminho faz se caminhando...

Keep on walking

Estamos sozinhos sim, mas nunca estamos sós

Abraço

20/7/06 6:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home