domingo, maio 14, 2006

Golden Week

Quis o destino que a chegada ao Japão coincidisse com a Golden Week, a maior época festiva do calendário nipónico. O termo, criado por produtores teatrais que viram as receitas aumentar desde a lei de 1948, refere-se ao ciclo de três feriados consecutivos da primeira semana de Maio, quando se festeja a constituição, a nação, a infância.

É o período do ano preferido para viajar, em que as famílias aproveitam um período de convívio irrealizável durante a semana laboral: muitos papás do Japão não vêem os filhos durante os cinco, ou seis, dias de trabalho.
Também para mim foi uma semana de viajante, não de estagiário trabalhador. Foi o adiar da rotina por uma semana, de ouro.
Com os minutos aproveitados desde o seu nascer, o Sol aqueceu-me os passos deambulatórios pelos bairros de Tóquio. E ao sentir a emoção de pisar este solo longínquo, voltei a sentir-me incógnito, livre.

Foi a semana mais preenchida, sentida, que alguma vez tive. A Golden Week entra directamente para o pódio dourado das semanas da minha vida.

Passeios sem rumo em insónias matinais.

O cruzamento de Shibuya numa hora morta.

(mais fotografias em Efeito-Niponico)

6 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Obrigado pelo dourado prazer de partilhar esta viagem contigo.
Que a tua VIDA tenha muitas semanas douradas.
Boa viagem...

14/5/06 6:44 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

O Japão brilha de luz contigo, meu menino...de ouro
Em frente... surpreendendo

14/5/06 6:51 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Quando não estragamos a Vida dando-lhe pontapés, ela, boa anfitriã como é, disponibiliza-nos, mais tarde ou mais cedo, semanas-de-oiro que engrossarão o compêndio dos registos das memórias que justificaram o nosso Percurso.
Continua indo por aí...

14/5/06 5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

o pais do sol nascente vai dar-te muitas coisas boas.
a gold week foi o principio de tudo nessa tua estadia na terra dos samurais.
nao tenho duvidas que no final desse teu estagio vais ter muito para contar,e uma experiencia de vida que gente bem mais velha que tu nunca conseguira alcançar.
A MELHOR UNIVERSIDADE E A VIDA.
UM ABRAÇO

15/5/06 2:19 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Verdadeira semana de oiro, hem? mas finalmente, entre o colorido de uma cultura diferente, tornaste tudo mais real com a tua imagem. Os monólogos interiores não deixaram marcas visiveis. das outras, só tu sabes. Para que as meninas, as multidões e os casais nos soem mais próximos, pede para te fotografarem a ti.
Um beijo grande do meu team.
alda

15/5/06 6:41 da manhã  
Blogger Guida Marques Pinto disse...

Nao resisti a vir ver logo o teu blog que, diga-se de passagem, esta brutal. Como escrevi no comentario do Miss Xangai, Parabens!Que destino fantastico.
Please, please continua a dar noticias regulares dai.
ASA,
Guida

19/5/06 11:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home