terça-feira, maio 09, 2006

À esquerda, a solidão confortável

As asas do desejo poisam no Aeroporto de Narita numa manhã de gratidão solar. Um incerto jet-lag e um certo fat-bag não contrariam a tranquilidade que sinto. Tranquilo, espero as dúvidas dos senhores da alfândega. Tranquilo, vejo os outros passageiros e o tempo a passarem, tranquilos.

Faço o trajecto de autocarro até Tóquio de olhar esbugalhado com as novidades, e já no alvoroço de Shinjuku, dou por mim a rir-me sozinho ao notar que caminho em contra-mão. Num ápice, o estagiário esquerdino assimila a diferença da direita ocidental para a esquerda oriental.
Caminho pela esquerda de olhares recortados que me cortam o coração, viro à esquerda e tenho as chaves do meu futuro ninho. Tudo planeado com cliques num botão do lado esquerdo.

Imerso numa solidão extrema de monólogos interiores, passo os primeiros dias à volta de Tóquio à volta de mim.
Do pouco que digo em japonês retribuem-me ruídos indecifráveis. O choque de culturas é pura diversão, quais embates de carrinhos-de-choque. Não tenho ainda a carta de condução de viatura cultural, e a ingenuidade assola-me a cada segundo: a ingenuidade de quem provém de outro lado do mundo, de outro tempo do mundo.


(mais fotografias em Efeito-Niponico)

3 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

O contrataste do pano de fundo preto resulta em cheio com o colorido das fotos.
À esquerda ou à direita do sentido do movimento dos motores, ou à volta de Tóquio em redor de ti, pede à menina do paradoxo ou à da saia curta e meias altas para te tirarem uma fotografia da tua solidão confortável. Depois... acrescenta-a à galeria do blog para nós decifrarmos.

9/5/06 5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Tiago:

Parabéns por este interessante blog, e vai actualizando-o para que nós, ocidentais, possamos ir conhecendo essa grandiosa cidade!
Saudações Briosas, um abraço e boa sorte são os votos do Miguel Fonseca

11/5/06 11:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

De tarde, mandei-te umas palavrinhas. Como me estava a estrear não sei se procedi correctamente no envio. Fi-lo sozinha na escola. Agora estou com o teu Pai para testar o envio. Vamos ver se desta vez resulta.
Estarei contigo todos os dias.
Beijos tia Miza

12/5/06 6:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home